10 dicas uteis para prolongar a vida do seu automóvel
Quer manter a saúde, bom estado e bom funcionamento do seu automóvel? Então siga as dicas 10 dicas sugeridas, desde prevenção e manutenção automóvel a boas práticas.
1. Tenha atenção às escovas do seu para-brisas
As escovas do para-brisas têm um papel fundamental na utilização diária do seu veículo, elas removem a sujidade acumulada e retiram a água, neve ou granizo dos vidro. Com a falta ou inutilização das mesmas, o condutor pode ter graves problemas de visibilidade durante a condução.
Para evitar situações adversas, recomendamos que as substitua com frequência, como quando elas ficam muito duras ou começam a fazer barulho ao utilizar, é a altura correta para a substituição das escovas.
2. Evite estacionar o seu veículo ao sol
Os raios ultravioleta desgastam a pintura e permitem que a ferrugem tome conta da pintura do seu carro. Visto que o exterior é o primeiro cartão de visita da sua viatura, sempre que possível estacione à sombra para evitar esse desgaste e possível gasto a nível monetário.
3. Verifique os filtros
A maioria dos veículos apresenta quatro filtros.
O filtro de ar garante que o ar que chega ao motor não contém partículas abrasivas e prejudiciais para o mesmo.
O filtro de óleo é responsável por reter partículas do lubrificante que prejudiquem o desempenho do motor. Com os períodos de substituição de óleo bastante alargados nos veículos novos e pela qualidade do do mesmo, é necessário a substituição do filtro de óleo sempre que mudar o lubrificante do motor.
O filtro de combustível tem funcionalidades diferentes entre gasolina e gasóleo. Nos veículos a gasóleo a sua função é remover a água e prevenir a corrosão dos elementos metálicos do motor e do circuito de combustível. Nas viaturas a gasolina serve para remover as impurezas retidas no combustível antes que chegue ao motor.
O filtro de habitáculo como o próprio nome diz refere-se à filtragem do ar que entra para o interior do habitáculo, impedindo as poeiras de entrar zela pelo bem estar dos ocupantes do veículo.
4. Tenha atenção ao peso que transporta no carro
Só por ter uma bagageira espaçosa ou muito espaço no sei interior, isso não é sinónimo carregar tudo o possível no seu veículo. Existe um peso limite de carga aconselhado pelo qual se deve guiar para não sobrecarregar as componentes do automóvel. Pode consultar os níveis de carga máxima no livrete ou cartão do veículo.
5. Tenha atenção aos amortecedores
Os amortecedores são considerados um dos três componentes do "triângulo de segurança" em conjunto com os pneus e os travões. Os amortecedores proporcionam conforto, tranquilidade e segurança na condução. São eles que auxiliam o condutor do veículo, principalmente em situações de risco ou perigo. O seu funcionamento depende de alguns fatores como o estado da estrada, peso de carga do veículo, quilometragem e efeitos climatológicos.
É aconselhado verificações periódicas após de 20000 quilómetros percorridos.
6. Utilize o ar condicionado todo o ano
O ar condicionado deve ser utilizado regularmente para promover a circulação de gás no circuito o que mantém as peças oleadas. Utilize-o regularmente e evite colocar objetos nas saídas de ventilação. Se o seu equipamento não aquece nem arrefece, o problema pode dever-se à falta de gás de refrigeração. Visite-nos nas nossas oficinais para recarregar o gás refrigerante do seu veículo.
7. Tenha atenção ao desgaste dos pneus
Existem vários fatores que podem influenciar o ciclo de vida de um pneu, como os próprios componentes do mesmo, estilo de condução, quilometragem, estado das estradas entre muitos outros fatores. Assim é difícil determinar o momento da troca de pneus, por isso deve de ter atenção às marcas nos pneus.
8.Verifique os travões
O desgaste nos componentes do sistema de travagem depende maioritariamente do estilo de condução e de fatores externos como pavimentos em mau estado, muitas curvas ou mesmo os engarrafamentos. Ao pouco os travões vão se deteriorando e mesmo que a maioria dos veículos já traga um avisamento eletrónico que aparece no painel de controlo, deve avaliar o sistema anualmente por um especialista competente.
9. Cuidado com o combustível a utilizar
Abasteça a sua viatura numa bomba de combustível de confiança, e sempre que possível ateste o depósito pois pode criar ferrugem no topo do tanque de combustível. É importante que o combustível seja de qualidade para evitar problemas no seu carro.
Comentários
Enviar um comentário